

O rolo é uma técnica muito antiga, ainda hoje utilizada para o levantamento de peças de argila. Numa superfície lisa e com o auxílio das palmas das mãos, efectuamos movimentos de vaivém, procurando fazer rolos finos e uniformes de argila. Enrola-se depois os rolinhos...
Após o rolo estar enrolado deve-se achatar a argila criando uma superfície lisa e de igual espessura. Vão-se colocando rolos uns por cima dos outros, não esquecendo de os colar com a barbotina. À medida que a parede vai subindo e com o auxílio dos dedos vai-se alisando não esquecendo de ter o cuidado de as paredes ficarem sempre com a mesma espessura. Deve-se continuar a usar a barbotina para uma melhor união dos rolos de argila.

É uma técnica geralmente usada para a execução de peças em argila de forma cúbica ou cilíndrica. Com o auxílio de uma tabuinhas e de um rolo de madeira executa-se a lastra de barro que terá a espessura igual à altura das tabuinhas. Com um esquadro ou uma régua e utilizando um canivete, a lastra é cortada à medida do nosso trabalho. A execução de pormenores previamente desenhados é feita com o teque ou o canivete. Podemos executar o nosso trabalho mediante um plano previamente elaborado.
Sem comentários:
Enviar um comentário