
Blogue dedicado a assuntos relacionados com o Ensino, em particular da disciplina de Educação Tecnológica no Agrupamento de Escolas de Alpendorada - Marco de Canaveses
terça-feira, dezembro 19, 2006
quinta-feira, novembro 30, 2006
Rádio Escola
sexta-feira, novembro 17, 2006
Feira de S. Martinho



(panoramas da multidão na feira)
segunda-feira, novembro 06, 2006
Projecções Ortogonais
· Plano Horizontal (Planta) – vista de cima
· Plano Lateral (Perfil) – vista de lado

Representação em Perspectiva
2. Isométrica;
3. Dimétrica;
4. Cónica;

sexta-feira, novembro 03, 2006
quinta-feira, novembro 02, 2006
Desenho Técnico

Surge da necessidade de representar com rigor o espaço e os objectos. Para a execução do desenho existe uma grande variedade de materiais e instrumentos, alguns dos quais já em desuso, mas que deves conhecer e saber utilizar adequadamente.
É uma linguagem universal de representação e comunicação que tem como principal objectivos elaborar, guardar, transmitir e receber ideias e conceitos.
- Equipamentos de Desenho
Meios Informáticos específicos á área;
Estirador;
Máquina de desenhar;
Régua, Esquadro, Transferidor, Compasso
Lápis, caneta, borracha, apara-lápis;
- Normas do Desenho Técnico (NP ou ISO)
Facilitar a leitura de desenhos e projectos por pessoas de nacionalidades diferentes;
Simplificar processos de produção;
Unificar as características dos aparelhos, máquinas, instrumentos e objectos em geral;
· Papel (tipos, gramagem, formatos normalizados);
· Tipos de Linha (tipo e espessura);
· Legendas, Letras e Algarismos;
· Escalas (natural (1/1), ampliação (2/1), redução (1/2))
· Cotagem – informações escritas no desenho e representadas por linhas, setas, símbolos, valores (cotas);
- Aplicações do Desenho Técnico
Desenho Topográfico
Desenho de Sondagens e Cartas, plantas ou cortes geológicos;
Desenho Arqueológico
Desenho de Electrotecnia, Mecânica, Civil, Arquitectura, etc.
terça-feira, outubro 31, 2006
COMUNICAÇÃO

Os Meios de Transmissão podem variar, mas dividem-se em três grandes grupos:
- Visuais - Jornais, cartas, livros, revistas, gestos, etc.
- Orais - diálogo, telefone, telemóvel, rádio, etc.
- Audiovisuais - Televisão, cinema, Internet, telemóvel 3G, etc.
Temos ainda Diferentes Formas ou maneiras de Comunicar, como por exemplo:
- Linguagem Gestual;
- Linguagem Braille;
- Documentos Escritos Oficiais;
- Meios de Representação Gráfica (Esboço, Desenho Técnico, Representação em Perspectiva, Projecções Ortogonais)
- Outros Meios de Representação Gráfica (gráficos, fluxogramas, organogramas, etc)
- Mapas, Plantas;
- Fotografia;
- Multimédia;
- Etc;
Ficam alguns exemplos:
domingo, outubro 15, 2006
Cibercopianço
Utilizar a internet para pesquisar informações para trabalhos escolares e académicos é prática habitual nos estudantes portugueses e até é incentivada pelos professores. O problema começa quando os alunos passam o limite da pesquisa e copiam trabalhos inteiros.
Segundo a agência Reuters, 37 por cento dos universitários norte-americanos admite ter copiado partes de trabalhos da internet e 77 por cento dos alunos considera que isso não é um assunto sério.
Por cá, a realidade não é diferente e o plágio começa logo nos estudantes mais novos. Anabela tem 19 e já frequenta a universidade, mas admite que terminou o secundário «sem nunca ter lido Os Maias», apesar de a obra ser de leitura obrigatória. O motivo foi mesmo «preguiça». «O livro tem tantas páginas que não dá vontade de ler», conta a estudante.
Anabela explicou ao PortugalDiário que começou por ler «o resumo da obra na internet», depois, quando o professor pediu à turma um trabalho de análise da obra, recorreu novamente às novas tecnologias. Durante a pesquisa «tropecei num fórum onde os alunos disponibilizavam os trabalhos escolares e havia lá um trabalho sobre Os Maias», contou a jovem que admitiu que «a tentação foi grande demais».
Anabela, que vive no Porto, acabou por entregar um trabalho realizado por um aluno do Algarve e até ficou contente com a nota. «Tive 13 e só demorei 10 minutos a fazer a pesquisa e o download. E o professor nunca soube que não fui eu a fazer», admitiu, ligeiramente envergonhada.
«Nem imaginam quantos sites há sobre os sonetos de Camões»
Patrícia tem 15 anos e passa várias horas por dia online. «Quando chego da escola, ligo-me logo (à internet), para falar com os amigos», contou. E os trabalhos de casa? Esses são feitos ao mesmo tempo, muitos até com recurso à internet.
Garante que nunca copiou um trabalho inteiro, mas admite que copia parágrafos inteiros. Quando se trata de «trabalhos de História, Geografia, ou disciplinas assim», considera que não se trata de copiar e diz que é «pesquisa», mesmo quando copia «partes grandes» do trabalho.
A estudante só admite fazer «batota» quando se trata de textos de análise. E dá um exemplo: «A minha professora de português pediu para identificarmos as figuras de estilo de um soneto de Camões. Fui à internet e estava o poema com as figuras de estilo todas. Depois de encontrar, não ia fechar o site», disse Patrícia. «Nem imaginam quantos sites há sobre os sonetos de Camões. É quase impossível não encontrar», afirmou, em jeito de justificação.
Não há uma exigência excessiva
Para o presidente da Associação de Professores de Português (APP), Paulo Feytor Pinto, o problema dos trabalhos copiados já não é novidade. «Agora é a internet, mas dantes eram as sebentas», explicou ao PortugalDiário.
O responsável até compreende que copiar trabalhos de português seja uma tentação muito grande já que «há muita informação disponível sobre as obras de leitura obrigatória».
Paulo Feytor Pinto não considera que seja a elevada exigência dos programas o que leva os alunos a copiar. «Talvez por estarem tão habituados a serem obrigados a memorizar, não sejam capazes de analisar um texto, mas não há uma exigência excessiva», afirmou.
O professor considera que uma forma de resolver este problema seria «dar liberdades às escolas na escolha nas obras a leccionar». Mas a questão também se prende com o facto de estes trabalhos serem realizados em casa, «assim, o professor não vê se é realmente o aluno quem o faz».
E, segundo o responsável da APP, os alunos não se limitam a copiar os trabalhos, chegando mesmo a decorar textos inteiros, que depois reproduzem nos exames.
No meu caso em particular, tenho a dizer que nos tempos de faculdade utilizei e muito a internet para a elaboração de trabalhos teóricos, mas limitava-me a buscar informação de diferentes sites creditados e c om essa informação fazer um trabalho com um seguimento lógico e coerente e com informação verdadeira, que tinha o cuidado de comprovar. Em ralação aos dias de hoje e como sou professor, recebo contantemente trabalhos que são plagiados da net e outros que são imprimidos directamente dos sites, não havendo sequer o trabalho de formatar o texto, nem retirar informação irrelavante. Esses trabalhos para mim é como se não valessem nada... E não é fácil enganar-me, já que estou a par de todas as tramoias existentes para fintar o esquema.
sexta-feira, outubro 13, 2006
Rádio Escolar

quinta-feira, setembro 28, 2006
DEAR ROBOT 2007

Um projecto de que tomei hoje conhecimento e que me despertou grande interesse e que me deixa tentado a participar, englobando uma das turmas do 9º ano neste projecto. Estimulante de facto para alunos e professor, mas que requer muito trabalho da parte de ambos e muito empenhamento. Ainda é um caso a pensar cuidadosamente e se não for este ano em principio para o ano será um projecto a possivelmente se integrar nos planos da disciplina de Educação Tecnológica. A ver vamos...
quarta-feira, setembro 20, 2006
Visitas de Estudo
segunda-feira, setembro 18, 2006
Tecnologia e Sociedade
quinta-feira, setembro 14, 2006
quarta-feira, agosto 30, 2006
Manuais Escolares
- 7º Ano - Educação Tecnológica - 7.º/8.º/9.º Anos de Carlos Gomes, Armando Faleiro - Porto Editora
- 8º Ano - Educação Tecnológica 7/8 Ano - Manual de Vários - Texto Editora (cuja compra n aconselho)
- 9º Ano - n existe manual escolhido
De referir que estes manuais são para dois ou três anos lectivos pelo que a sua compra tem um periodo de utilização longo o que torna estes livros baratos em relação ás restantes disciplinas.
Para quem quiser conferir os diversos manuais adoptados pelas diferentes escolas, aconselho o site: Webboom.
domingo, julho 30, 2006
Barragens
segunda-feira, julho 24, 2006
ET ou EV nos 9º anos
- 8º B;
- 8º C;
- 8º D;
- 8º E;
- 8º F;
Em principio e se não houver nada contra estas ou algumas destas turmas irão ter Educação Tecnológica no 9º ano.
quarta-feira, julho 19, 2006
ET nos 9º anos

quinta-feira, junho 29, 2006
Visita de Estudo - 9º anos
domingo, maio 28, 2006
10 Regras para criar filhos...Delinquentes

domingo, maio 21, 2006
Exposição de Tecnológica
quarta-feira, maio 17, 2006
Visita de Estudo ao Torrão



As Visitas de Estudo ao Torrão que se realizaram a 16 e 17 de Maio decorreram sem incidentes. Apesar dos meus receios, a moçarada portou-se à altura, superando até as minhas expectativas. Estão de parabéns pelo seu comportamento.
quarta-feira, maio 10, 2006
Antevisão da Visita de Estudo ao Torrão


As deste ano são para cerca de 80 alunos cada. Torna a situação mais dificil de controlar, mais perigosa, mas confio que a moçarada se porte bem. Não é fácil, mas pode ser que seja um dia em que tenham juizo na cabecinha. A acompanhar vão cerca de 5/6 professores, a confirmar pelo executivo da escola que controlarão a situação.
terça-feira, abril 11, 2006
Candeeiro de Luz de Presença

Trata-se de um candeeiro de luz de presença, com alguma utilidade para quem tem crianças pequenas e com medo do escuro. Mais uma vez tenta-se na medida do possivel reutilizar materiais, neste caso latas de refrigerantes.
Com duas latas de refrigerante, uma ficha macho, uma pêra, um casquilho, uma lâmpada de 13 W um pedaço de fio condutor flexivel e ainda um pedaço de tubo roscado se faz um candeeiro.
Um pouco arcaico e talvez feio, mas que cumpre mais uma vez a finalidade pretendida, que é dinamizar conteúdos da disciplina de Educação Tecnológica.
A ver vamos os projectos que se seguem...
domingo, abril 09, 2006
Actividades que se avizinham
segunda-feira, abril 03, 2006
Powerline
POWERLINE é um novo sistema de distribuição de Internet e telefone digital, através da rede eléctrica. Em Portugal a ONI está a desenvolver este sistema em algumas zonas de Lisboa, mas ainda em fase experimental.
O POWERLINE funciona da seguinte maneira: nos postos de transformação da EDP são instalados os servidores de Internet e telefone digital, estes servidores transmitem o sinal em altas frequências (HF) com potência suficiente para percorrer a rede eléctrica até chegar às casas dos consumidores. Nas casas dos consumidores são instalados modems próprios para POWERLINE, estes modems são ligados a uma tomada de electricidade para emitirem também para a rede da EDP sinais de altas frequências (HF) com potência suficiente para conseguirem chegar aos servidores instalados no postos de transformação da EDP. Portanto os sinais de POWERLINE passam a circular pelos cabos da EDP, cabos esses que não têm qualquer blindagem (não são cabos coaxiais), então os sinais de alta frequência saem dos cabos e são irradiados para o ar passando a estar presentes em toda a parte. Estes sinais são em altas frequências em banda larga, entre os 8000 KHz e os 30000 KHz. Diz-se que os cabos eléctricos que transportam electricidade a 50 Hz já fazem mal à nossa saúde, há quem proteste por ter as suas casas debaixo de cabos de alta tensão que mais uma vez chamo à vossa atenção, são cabos que transportam 50 Hz, agora imaginem com o POWERLINE passam a circular altas frequências de 8000 KHz aos 30000 KHz por toda a parte, porque estas frequências por serem muito elevadas saem dos cabos e vão para o ar atingindo-nos a todos nós !!! Este sistema é altamente perigoso para os humanos, assim como para todos os outros animais, ou seja este sistema provoca o CÂNCRO. A leucemia tornar-se-á uma doença muito comum em grande parte da população das grandes cidades onde o POWERLINE estará em funcionamento !
Mas não ficamos por aqui, além de ser muitíssimo perigoso para a nossa saúde, também trará muitos outros problemas, como interferências nas nossas televisões, mesmo para quem tem TV Cabo, interferências enormes nos nossos receptores de rádio, telefones, intercomunicadores, walkie-talkies, etc... Estas interferências poderão mesmo acabar com a escuta de rádio por completo.
Para os cibernautas: não queiram a Internet por este sistema, além de ter todas as desvantagens que já mencionei, é um serviço de Internet péssimo, cheio de falhas e muito instável, devido às muitas interferências que circulam por toda a rede eléctrica, interferências de electrodomésticos,
lâmpadas fluorescentes, todo o tipo de motores, fábricas, etc...
Se querem Internet com qualidade, usem os serviços de ADSL que são os melhores em todos os aspectos.
O POWERLINE foi proibido na Alemanha, Itália, Japão e outros países.
Perante tal ameaça, vamos ficar de braços cruzados à espera que a ONI e EDP, com o consentimento da ANACOM, avancem com este projecto monstruoso e absurdo, para que a ONI e a EDP enriqueçam ainda mais à custa da nossa desgraça ?
NÃO, TEMOS QUE PROTESTAR ! Mandem e-mails para a ANACOM, para o governo, para a assembleia da república, etc...
E NÃO QUEIRAM O POWERLINE NAS VOSSAS CASAS. DIGA NÃO AO POWERLINE !
in "Eng. Augusto Albuquerque "
Divulguem este texto o mais possível.
segunda-feira, março 20, 2006
Concursos de Docentes
Competição entre docentes
Classificação dos mesmos
Busca por um lugar
Busca por um emprego
profissão, tacho...sei lá
altura de stress (pelo menos para alguns...)
altura de correrias
de tomada de decisões
altura de escolher
escolher a maneira de ser escolhido
ou não ser escolhido, mas sim recolhido
repiscado, dum plantel extenso
e cheio de craques e "azelhas"
A maioria dos craques é convocada e escolhida
alguns ficam de fora (infelizmente)
alguns azelha toma-lhes o lugar
e a equipa fica desfalcada...
esse desfalque penaliza a equipa
e a equipa perde e o público também
perdendo a sociedade
e o País....
São assim os concursos....
stressantes, viciados, burocratizados
dificultados e quem sabe estupidamente estúpidos....
domingo, fevereiro 05, 2006
"Detector de Nervosismo"

Projeto "Jogo da Glória" - 7º ANO
Servindo de trabalho prático de diagnóstico, tal como acontece nos últimos anos, foi pedido aos alunos do 7º ano que criassem um "Jogo ...

-
Técnicas de Modelação - conjunto de métodos e processos de modelação. TÉCNICA DA BOLA Em cima de uma mesa e com o auxílio das mãos, rolar a ...
-
Sumário válido para as turmas 7º G, 7º H, 7º E, 7º F, 7º B Sumário Projeto "Transformar a Embalagem": - análise do objeto técn...
-
Embalagem – São todos os produtos feitos de materiais de qualquer natureza, utilizados para conter, proteger, movimentar, manusear, entreg...