quinta-feira, novembro 29, 2007

Técnicas de Modelação

Técnicas de Modelação - conjunto de métodos e processos de modelação.
TÉCNICA DA BOLA
Em cima de uma mesa e com o auxílio das mãos, rolar a argila até este apresentar a forma de uma bola. Utilizando os polegares, abrir um buraco na bola de argila, rodando e dando a forma do objecto que se pretende. As paredes da peça são trabalhadas de forma a ficarem com a mesma espessura podendo-se usar o teque como auxiliar.
TÉCNICA DO ROLO

O rolo é uma técnica muito antiga, ainda hoje utilizada para o levantamento de peças de argila. Numa superfície lisa e com o auxílio das palmas das mãos, efectuamos movimentos de vaivém, procurando fazer rolos finos e uniformes de argila. Enrola-se depois os rolinhos...
Após o rolo estar enrolado deve-se achatar a argila criando uma superfície lisa e de igual espessura. Vão-se colocando rolos uns por cima dos outros, não esquecendo de os colar com a barbotina. À medida que a parede vai subindo e com o auxílio dos dedos vai-se alisando não esquecendo de ter o cuidado de as paredes ficarem sempre com a mesma espessura. Deve-se continuar a usar a barbotina para uma melhor união dos rolos de argila.

TÉCNICA DA LASTRA

É uma técnica geralmente usada para a execução de peças em argila de forma cúbica ou cilíndrica. Com o auxílio de uma tabuinhas e de um rolo de madeira executa-se a lastra de barro que terá a espessura igual à altura das tabuinhas. Com um esquadro ou uma régua e utilizando um canivete, a lastra é cortada à medida do nosso trabalho. A execução de pormenores previamente desenhados é feita com o teque ou o canivete. Podemos executar o nosso trabalho mediante um plano previamente elaborado.

quarta-feira, novembro 21, 2007

sábado, novembro 17, 2007

Caracteristicas dos Materiais Cerâmicos

Plasticidade - é a propriedade que as argilas têm de se tornarem moldáveis após absorção de uma certa quantidade de água e de um tratamento que se chama, amassar. É a principal característica das argilas.



Resistência - é a propriedade que as argilas adquirem após a secagem e depois da cozedura, de não sofrer deformações do seu aspecto, resistindo ao calor e à corrosão.



Impermeabilidade - é a propriedade que as argilas adquirem após a cozedura, de não absorver qualquer líquido que a venha a dissolver. Ainda possibilita às peças conter líquidos sem os verter.



Sonoridade - é a propriedade que as argilas têm de após a cozedura de emitir sons, mediante batimentos com alguma força.




Cor - de acordo com a natureza da sua composição, a argila apresentará tonalidades diferentes. Os óxidos de ferro imprimem à argila novas cores, as argilas ricas em matéria orgânica apresentam tons acinzentados. A cozedura altera a cor inicial das argilas.


Outras Características – Maus condutores de electricidade e de calor; Dureza; etc.…

Materiais Cerâmicos

A argila é uma rocha sedimentar, constituída basicamente por silicatos de alumínio (silício com oxigénio, moléculas de água e alumínio), além de partículas de ácidos metálicos e matéria orgânica.
A sua composição (varia de acordo com os locais de extracção), apresenta certos minerais que determinam a cor, porosidade, dureza da peça e temperatura a que pode ser submetida.
Através da acção da água (chuvas, rios), as rochas vão sofrendo erosão permitindo a dissolução dos seus materiais solúveis que se vão depositando – ficando a argila.

  • Argilas primárias – quando a erosão/dissolução/depósito se faz no local de origem (rocha-mãe). Características: partículas grossas; cor clara; pouco plásticas; grande pureza; elevado nível de fusão;

  • Argilas Secundárias – quando os sedimentos são transportados e se depositam longe da rocha-mãe. Características: partículas mais finas; mais plásticas; com mais impureza; baixo nível de fusão;

sexta-feira, novembro 16, 2007

O Factor Humano - Ergonomia e Antropometria

O Factor Humano na concepção ou design de produtos é conseguido através da aplicação de duas ciências que se autoajudam e se completam - a Ergonomia e a Antropometria.


Ergonomia = Ergon (trabalho) + Nomos (lei);

  • É a Ciência que estuda a relação do homem com o seu trabalho, equipamento e ambiente onde se desenvolve, de modo a criar condições de segurança, satisfação e bem estar.

  • É o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia…

Antropometria = anthropos (homem) + Metron (medida);

  • É a Ciência que estuda os valores métricos parcelares e globais do corpo humano e as suas inter-relações com o meio, tendo em consideração a amplitude dos seus movimentos.

Concepção de um produto

Na concepção de um produto há que atender a certos factores fundamentais:
  • Desempenhar correcta e convenientemente a sua função;

  • Estar adaptado a quem o usa – factor humano.

  • Deve ser “amigo” do ambiente – factor ambiental.

  • Correcta relação preço/qualidade – factor económico.

quarta-feira, novembro 14, 2007

Feira de S. Martinho

Realizou-se na passada sexta-feira, dia 9 de Novembro mais uma Feira de S. Martinho cá na escola. Mais uma vez as condições climatéricas não eram as mais favoráveis. Desta feita o vento soprava forte e perturbou a montagem das barracas, dificultando imenso esse trabalho e a sustentação das mesmas.
De resto tirando esses problemas iniciais de montagem das barracas, tudo correu bem e acho na minha opinião que foi um sucesso. O público afluiu em força para este evento, para gaúdio dos alunos que assim arrecadaram algum dinheiro para aplicar em actividades, visitas de estudo etc.
Este ano e pela primeira vez desde que estou nesta escola, uma das minhas turmas arrecadou um prémio - o 2º lugar do 3º Ciclo. Foi um prémio merecido a meu ver já que o trabalho desenvolvido foi muito e foi um prémio para a turma - fiquei feliz por eles, no entanto os outros também mereciam.
Para o ano há mais...

terça-feira, novembro 06, 2007

Clube da Rádio

O Clube da Rádio vai reabrir a partir da próxima semana. Já estão entregues os horários aos grupos que se candidataram a este Clube. São quatro grupos com elementos de cinco turmas que se propuseram. Resta interagir com este clube e que se anime o espaço escolar.