domingo, maio 28, 2006

10 Regras para criar filhos...Delinquentes


Por casualidade encontrei este artigo na net e vendo a situação actual de muitas crianças que vemos no nosso dia-a-dia achei interessante, actual e acima de tudo verdadeiro.
É mais indicado para pais de crianças lerem, mas porque não as crianças e jovens também o lerem e fazerem um exame de consciência....

domingo, maio 21, 2006

Exposição de Tecnológica

Terminadas as minhas visitas de estudo, as participações em outras visitas de estudo, resta-me agora somente uma actividade para cumprir a minha planificação para este ano lectivo.
Trata-se da Exposição de Educação Tecnológica, que pretende mostrar à comunidade escolar o que se fez na disciplina os longo do ano lectivo e mostrar alguns trabalhos que podem ser feitos nesta disciplina, algumas experiências, filmes e outras actividades que é melhor esperar para ver.
Pretendo com esta exposição dignificar a disciplina de Educação Tecnológica, que é tão maltratada e tão desprezada por muitos. Pretendo cativar alunos para a disciplina, mostrar que é uma disciplina interessante onde se podem fazer coisas com interesse e com significado para o seu percurso escolar.
Faço isto porque era das poucas disciplinas que não tinha exposição no final do ano, faço para cativar alunos para o 9º ano (já que este ano infelizmente estou arredado do contacto com estes alunos mais velhos e onde se podem fazer coisas interessantes) e porque é mais uma actividade que me cativa e está inserida no meu estágio.
É um trabalho que espero se reflita nos anos que se avizinham. Se permanecer na escola, trabalhei para mim, se sair ficará o trabalho para alguém continuar....
Acima de tudo quero mostrar que se trabalha nesta disciplina, que se faz algo de enriquecedor, com os poucos recursos e as pucas condições que se têm.
Quero cativar alunos não pela minha pessoa, mas pela disciplina que lecciono.
...

quarta-feira, maio 17, 2006

Visita de Estudo ao Torrão











As Visitas de Estudo ao Torrão que se realizaram a 16 e 17 de Maio decorreram sem incidentes. Apesar dos meus receios, a moçarada portou-se à altura, superando até as minhas expectativas. Estão de parabéns pelo seu comportamento.

Da minha parte estou feliz por tudo ter corrido bem e acima de tudo por os alunos terem gostado (pelo menos alguns)....
Fiquei triste pelos que faltaram, ou não quiseram ir à visita, já que foi uma visita enriquecedora e divertida e que poderá não se repetir (pelo menos organizada por mim).
Agradeço aos colegas professores que me acompanharam nesta empreitada, foram colegas que apesar de irem se cansar tiveram a disponibilidade de comparecerem neste evento. A eles o meu obrigado.
Em relação aos alunos notei muito cansaço, algum desalento, mas no final notei que tinham gostado e que estavam felizes. Cumpri o meu objectivo.
Foi a visita possivel, o local estava em obras, mas foi agradável.
Espero para o ano (esteja lá onde estiver) poder organizar uma visita de Estudo ao Alto Lindoso na Serra do Gerês. Essa sim seria uma grande visita, um grande feito. Este ano tentei ir lá, mas não consegui, pode ser que para o ano consiga.

quarta-feira, maio 10, 2006

Antevisão da Visita de Estudo ao Torrão



Pois é porque não aliar uma visita de estudo a uma caminhada.É isso que vai acontecer dia 16 e 17 em Alpendorada, quatro turmas do 7º ano e quatro turmas do 8º ano vão deslocar-se a pé á Barragem do Torrão. Esta é uma re-edição da visita do ano passado (essa somente para um 9º ano).
As deste ano são para cerca de 80 alunos cada. Torna a situação mais dificil de controlar, mais perigosa, mas confio que a moçarada se porte bem. Não é fácil, mas pode ser que seja um dia em que tenham juizo na cabecinha. A acompanhar vão cerca de 5/6 professores, a confirmar pelo executivo da escola que controlarão a situação.
Esta visita serve um pouco (ou talvez não), como despedida da escola e dos meus alunos...Para isso vão a esta visita os meus alunos, dos dois anos que passei na escola...Será um pequeno momento para recordar, espero...e para os recordar. Espero que eles gostem e que corra tudo pelo melhor....