sábado, novembro 17, 2007

Caracteristicas dos Materiais Cerâmicos

Plasticidade - é a propriedade que as argilas têm de se tornarem moldáveis após absorção de uma certa quantidade de água e de um tratamento que se chama, amassar. É a principal característica das argilas.



Resistência - é a propriedade que as argilas adquirem após a secagem e depois da cozedura, de não sofrer deformações do seu aspecto, resistindo ao calor e à corrosão.



Impermeabilidade - é a propriedade que as argilas adquirem após a cozedura, de não absorver qualquer líquido que a venha a dissolver. Ainda possibilita às peças conter líquidos sem os verter.



Sonoridade - é a propriedade que as argilas têm de após a cozedura de emitir sons, mediante batimentos com alguma força.




Cor - de acordo com a natureza da sua composição, a argila apresentará tonalidades diferentes. Os óxidos de ferro imprimem à argila novas cores, as argilas ricas em matéria orgânica apresentam tons acinzentados. A cozedura altera a cor inicial das argilas.


Outras Características – Maus condutores de electricidade e de calor; Dureza; etc.…

Sem comentários:

Projeto "Jogo da Glória" - 7º ANO

Servindo de trabalho prático de diagnóstico, tal como acontece nos últimos anos, foi pedido aos alunos do 7º ano que criassem um "Jogo ...