domingo, outubro 14, 2007

Investigação (Cont.)

Voltando ao nosso projecto, vamos proceder à análise de um objecto técnico com funções semelhantes ao que pretendemos fazer, ou seja vamos analisar uma chávena e pires de café e/ou uma caneca de café. Para isso os alunos terão que responder a uma série de perguntas por mim seleccionadas e que analisam o objecto na sua globalidade, nas suas diferentes partes e ainda no seu uso. Assim:


Estudo do Objecto na sua Globalidade

  • Como se Chama (designação)
  • Descrição da Forma
  • Descrição da Cor
  • Fim a que se destina
  • Custos de Produção
Estudo dos vários componentes do Objecto

  • Quantas partes tem (principal e acessórias)
  • Descrição dos materiais que constituem as várias partes
  • Forma das partes
  • Função dos diferentes elementos
  • Dimensões

Estudo do Objecto no seu Uso

  • Como se utiliza
  • Como funciona (principio de funcionamento)
  • Considerações gerais de carácter valorativo
  • Considerações gerais de carácter ergonómico
  • Comparação com objectos semelhantes

Resta agora analisar os objectos técnicos nestas vertentes. Não tens uma chávena e pires em casa para analisar (não me digas). Podes sempre usar a que se segue...

Sem comentários:

Projeto "Jogo da Glória" - 7º ANO

Servindo de trabalho prático de diagnóstico, tal como acontece nos últimos anos, foi pedido aos alunos do 7º ano que criassem um "Jogo ...